quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Você já tomou banho de chuva?

Não um daqueles banhos horríveis, banhos de tempestade com raios e trovões... Ventos de não sei quantos quilômetros por hora que parecem te levantar do chão e que enchem as suas vestes de poeira... mas um banho de chuva daquele tipo de chuva que chove quando ainda tem sol, daquele tipo de chuva em que as gotas te atingem com todo o respeito e simpatia, aquele que molha levemente os seus cabelos e as suas roupas...

Eu tomei um banho assim hoje e, francamente, foi revigorante! Me lembrei dos meus tempos de criança em que uma chuva assim era nada mais que uma festa, em que eu pulava nas poças d'agua, corria, me escondia, olhava pra cima e pensava "uau!!" simplesmente por estar vivendo aquele momento... imaginem a minha felicidade quando chovia granizo... simplesmente grande acontecimento do dia!

Não importava a poluição ou a contaminação que podia emanar dos gases tóxicos que hoje habitam o céu, não importava o resfriado que eu provavelmente teria depois, nem as roupas molhadas ou as manchas que eu faria no tapete ao entrar em casa... naquele momento tudo que importava eram as sensações, as gotas caindo em minha cabeça e a visão maravilhosa da natureza se manifestando de uma forma tão simples e comum. 

Me dei conta de como sou pequena, de como sou fraca, de como não tenho controle sobre as coisas, de como o mundo gira, funciona e se manifesta independentemente da minha vontade, do meu estado de espírito, dos meus problemas e pensamentos. Ele simplesmente está lá, estrutura espacial, imerso no vácuo de um universo gigantesco, controlado por forças siderais invisíveis e ao mesmo tempo tão reais. Acho que é por isso que os escritores da bíblia valorizavam tanto a humildade e condenavam a ambição, pois independentemente de qualquer conhecimento científico ou religioso, quando nos sentimos pequenos temos a chance de sermos melhores, de enxergar as coisas por outro ângulo, de valorizar nossas bases e fundações e de olhar pra cima tomando conhecimento da imensidão acima de nós e ter dentro de si a mais vasta esperança.

Hoje eu tomei um banho de chuva...